3 de abr. de 2011

Apresentação


Olá! Este é o blog que vai armazenar os relatos das experiências vividas no Projeto CDI Comunidade - IAPI. Para começar, irei apresentar um rápido histórico sobre a instituição e me apresentar. Me chamo Rafaella Tonini, sou a educadora que auxilia na realização do projeto do CDI no IAPI. Sou estudante de Direito, (cursei dois anos de Ciências Sociais. pretendo terminar o curso num futuro bem próximo.) e uma entusiasta da inclusão digital e social. Pretendo me especializar na área do Direito Digital. Fui voluntária do IAPI durante um ano e meio, realizando trabalhos na área de informática, recuperando e viabilizando a utilização dos computadores e periféricos que o Instituto recebe como doações de diversas empresas e particulares.

É a primeira vez que eu atuo como educadora social. Estou bastante empolgada e entusiasmada com os primeiros resultados que tenho alcançado com as turmas. São 6 turmas das crianças do Instituto e duas turmas mistas (com idades entre 13 e 30 anos) provenientes da comunidade. Em breve postarei maiores detalhes sobre os perfis de cada um dos educandos, assim como alguma de suas produções criadas em sala de aula.

Abaixo algumas informações sobre o IAPI  e a visão geral do CDI:
O IAPI ,  Instituto de Assistência e Proteção à Infância, fundado em setembro de 1932, é uma sociedade civil filantrópica, entidade leiga, sem mantenedora, considerada de utilidade pública pelas três esferas de governo, na forma da lei, com sede e foro na cidade de Porto Alegre.
Tem como finalidade oferecer às crianças e jovens de 7 a 14 anos, de baixa renda, com risco social e pessoal, alimentação e educação complementar, através de oficinas diversificadas em turno inverso ao da escola.
É constituída de associados, conselho fiscal e dirigido por uma Diretoria Executiva não remunerada.O IAPI conta com uma equipe de empregados e voluntários no monitoramento das diversas atividades desenvolvidas que, no momento, beneficiam 63 crianças. Para maiores informações, acesse: www.iapi.org.br
CDI - Criado em 1995, o Comitê para Democratização da Informática - CDI tornou-se pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina e um dos principais empreendimentos sociais no mundo, com uma abordagem socioeducativa diferenciada e um modelo único de gestão, visando à sustentabilidade do projeto.

VISÃO
Acreditamos num mundo onde TODAS as pessoas possam participar ativamente da nova sociedade do conhecimento, na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores.

MISSÃO
Nossa missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.

QUEM SOMOS
Somos uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais. Temos uma rede com 816 espaços de atuação, chamados CDIs Comunidade, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Jordânia. Essa rede é coordenada e monitorada por 24 escritórios Regionais e Internacionais do CDI. Estamos presentes em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, hospitais e empresas, entre outros locais, seja na cidade ou em zonas rurais. A Rede CDI estende-se aos lugares mais remotos da América Latina e do Brasil, como a Amazônia, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias. www.cdi.org.br